Um Pouco da Nossa História
A Conexão São Paulo foi fundada por pai e filha em 2022, quando os talentos e necessidades de ambos se encontraram num momento específico de suas vidas.
Trancados em casa em meio à pandemia, Thaís, psicóloga e produtora cultural, e Dr. Milton, cirurgião-dentista recém-aposentado e totalmente ativo aos 80 anos, passavam muito tempo conversando sobre a paralização em suas vidas e a necessidade de se adaptarem às mudanças daquele momento. Dr. Milton, em especial, não queria perder contato com os amigos, clientes e colegas que via o tempo todo na clínica fechada há poucos meses, e temia desperdiçar sua energia e tempo sem um novo projeto que fizesse sentido.
“Um novo projeto que fizesse sentido” também era a busca de sua filha. Nas conversas sobre isso, eles começaram a questionar a imagem recorrente do aposentado como alguém “de pijama e chinelos em casa”, e a ideia de que a tal “terceira idade” fosse quase sempre sinônimo de solidão, tédio, espera por visitas e fim das descobertas e da diversão. Por que precisaria ser assim?
São Paulo é a maior cidade da América Latina. Por um lado, como sabemos, ela é desafiante, frenética e muitas vezes hostil. Mas, por outro, também é diversa, fascinante e generosa em oportunidades e experiências. Assim como o dr. Milton, muitas pessoas têm o desejo de continuar vivendo experiências significativas em qualquer idade e de se manter conectadas com o mundo e com os outros sem a intermediação quase exclusiva das redes sociais.
Foi a partir dessas conversas que nasceu a ideia.
Pai e filha iniciaram um projeto despretensioso, de reunir amigos e conhecidos para fazer programas interessantes e aproveitar a cidade. Deu tão certo que, ao final do primeiro passeio, já havia a expectativa do próximo. Nos passeios seguintes, um ou outro participante começou a chamar mais alguém, e este trouxe mais dois. Em pouco tempo foi montado um grupo de WhatsApp para divulgar os passeios, mas não foi suficiente. As pessoas continuavam chegando, novos amigos se aproximavam e a logística precisou mudar. Reservas, ingressos, vans e a própria programação passaram a demandar mais antecedência, mais planejamento e cada vez maior dedicação. Foi preciso profissionalizar.
O projeto tomou forma de maneira orgânica e cresceu exclusivamente no boca a boca. Tornou-se, agora, a Conexão São Paulo, uma versão melhor e mais estruturada da mesma iniciativa que organizou o primeiro passeio apoiada no desejo de fazer algo “que fizesse sentido”: reunir pessoas, criar vínculos e manter amizades saudáveis, promover a alegria e aproveitar a vida – nesta cidade enorme e apaixonante que é São Paulo.
Thaís Teixeira
(Fundadora e Coordenadora)
Eu sou Thaís, tenho 47 anos, sou psicóloga e tenho dois filhos adolescentes. Meu trabalho sempre se relacionou à qualidade de vida das pessoas, tanto na área da saúde quanto na área cultural, onde também passei vários anos desenvolvendo projetos de ciência, arte e entretenimento para públicos de todas as idades.
Sempre tive interesse por muitas coisas diferentes, e levei anos para aprender a não fazer tudo ao mesmo tempo. Aos poucos, aprendi a concentrar minha energia – que é muita! – onde me sinto mais realizada e em paz com o que acredito.
Gosto de acordar cedo, de tomar cafezinho puro várias vezes ao dia e beber vinho tinto à noite. Prefiro estar a sós para ler ou meditar, mas meus melhores momentos são sempre coletivos. Tenho enorme prazer em conversar, compartilhar experiências, conhecimento e, sobretudo, em ouvir histórias, principalmente as pessoais.
Continuo fazendo muitas coisas, mas agora tenho a sorte de estar no sonhado grupo das pessoas que trabalham com aquilo que mais gostam! No meu caso, conhecer pessoas interessantes, ir ao teatro, exposições, restaurantes, explorar a cidade a pé, viajar e estar sempre em lugares e companhias que me ensinam algo novo.
Milton Teixeira
(Fundador, Co-coordenador, Conselheiro e Grande Entusiasta)
Eu sou Milton, pai da Thaís, da Ana Paula e da Gláucia. Tenho 82 anos e sou cirurgião-dentista aposentado, ex-professor de odontologia nas faculdades da USP (Cirurgia) e da UNESP de São José dos Campos (Anatomia).
Meu maior prazer é estar com minha família, amigos e pessoas alegres e divertidas.
Tenho muitas preferências, como música, ler, desenhar, viajar, fazer caminhadas, jardinagem e esportes – de preferência, radicais. Prezo muito a liberdade e, em especial, a sensação de voar. Pode ser de avião, helicóptero, planador, ultraleve, o que for. Todos esses eu já fiz. Recentemente pulei de paraquedas, e ainda pretendo tentar asa delta.
Sempre gostei de viver experiências novas e inspiradoras, e agora tenho prazer em colaborar com a Thaís para a Conexão São Paulo proporcionar bons momentos de lazer, gastronomia, cultura, diversão, confraternização e novas amizades aos participantes dos passeios. Eu ajudo e também me divirto!